top of page
Buscar

#001 - Produção Audiovisual

  • Foto do escritor: Gustavo Paiva Brito
    Gustavo Paiva Brito
  • 24 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 27 de ago. de 2022



Olá Meu nome é Gustavo Brito, sou produtor audiovisual em São Paulo, e vim aqui falar um pouco sobre como funcionam as produções de vídeo.

Qual o trabalho de um produtor?

Quem são?

Onde vivem?

Eles comem?

Como se reproduzem?

Quando se fala em produção audiovisual, o produtor é responsável por fazer acontecer, ou seja, viabilizar um projeto e trazer à vida as ideias no papel. Não importa o tamanho da produção, desde as pequenas, em que uma pessoa faz tudo, até grandes produções envolvendo centenas de pessoas cada uma em seu departamento.

Só um adendo, há uma diferenciação entre Produções de conteúdo (filmes, séries e programas de TV) que tem mais autonomia em suas tomada de decisões e produções publicitárias em que a agência e cliente detêm um poder maior sobre a palavra final, e isso a gente pode tratar em um outro dia.

Mas no geral, a gravação começa com uma ideia abstrata. A partir daí o produtor tem a responsabilidade de avaliar a forma e o custo de como tornar concreta essa ideia de acordo com a complexidade do projeto e do orçamento disponível.

Em grandes produções este é o trabalho do Produtor Executivo em pequenas todas essas funções abaixo que eu vou falar às vezes são executadas por apenas uma pessoa.

É um dos primeiros a começar a trabalhar no projeto, e uma das figuras mais importantes no andamento do projeto como um todo, por isso em filmes esta função aparece com tanto destaque, às vezes maior que a do diretor do filme em si, quando não são a mesma pessoa. Curiosidade: O Oscar de melhor filme é entregue aos produtores do filme, e não ao diretor (quando não são a mesma pessoa).

Assim, com uma ideia na mão é preciso quantificar e orçar quanto é necessário para execução de uma produção, tamanho da equipe, equipamentos necessários, logística, etc. Sempre irão aparecer novidades e desafios diferentes em cada produção e nenhuma será igual a outra, por isso que eu gosto tanto dessa area.

O produtor executivo normalmente é o dono do dinheiro, sendo responsabilidade dele delegar funções para boa execução do projeto. Assim, a maior parte das decisões que envolvem aumento de custo, devem passar por ele, que avalia a necessidade em relação à verba disponível, em produções de conteúdo, o produtor executivo pode tomar decisões criativas também, mas sempre visando o melhor para o projeto como um todo.

Tudo recai sobre o produtor executivo, que detém a palavra final sobre a maioria das decisões tomadas. Aceitar um projeto, verificar a viabilidade do filme, a contratação de um Diretor de Cena, Diretor de Fotografia, Diretor de Arte.

Mas um produtor executivo pode tomar conta de vários projetos ao mesmo tempo, e além disso tem que fazer a busca ativa de novos projetos e organização geral da sua empresa e ter visão Macro do todo, e portanto ele pode delegar alguma de suas funções a um Coordenador de produção.

O Coordenador de produção assim como o Produtor executivo, também pode cuidar de vários projetos ao mesmo tempo e orçar projetos também, mas diferente do produtor executivo, não toma decisões de custo que fujam do que foi orçado sem consultar o Produtor executivo, além de tomar conta do projeto até a entrega para a pós produção.

Para cada projeto, há a figura de um diretor de produção, este sim, tomando conta apenas de um projeto, apenas nas fases de pré produção, produção (captação) e desprodução, elaborando um plano de ação para executar a obra da melhor maneira possível com o mínimo de gastos, dentro que que lhe foi delegado em uma planilha de custos.

É aqui que o bixo começa a pegar fogo.

Junto com o diretor de Cena, o diretor de fotografia e o diretor de arte, as reuniões começam para dar forma às ideias daquele roteiro.

O diretor de produção, tem a função de ouvir a todos da equipe e atender dentro do possível as demandas do filme, que envolve logística, alimentação, hospedagem, contratação de equipe, locação, elenco, transporte, estrutura, compras, fechamento, etc

Há situações em que tudo isso é feito por apenas uma pessoa, por restrição orçamentária, mas conforme as demandas vão aumentando e cresce a complexidade do projeto aparece a necessidade de contratação de pessoas especializadas em determinados assuntos, e dividir tarefas para otimizar não só o orçamento, mas também o prazo.

Aqui há a contratação de produtores para cada setor específico (locação, elenco, arte, figurino, maquiagem, locação de equipamentos, etc), e assistentes de produção para execução da tarefa em si, tomando o cuidado de sempre verificar as informações para que todas as pessoas da equipe saibam o andamento de tudo, pois quanto menos tempo se gasta em uma produção, menor o gasto.

Para essa organização e entendimento de todos, o Diretor de produção pode contar com a ajuda do Assistente de Direção de Cena, pois ele será o link entre a visão criativa do diretor de cena, com todos os outros setores da produção, organizando e dividindo demandas específicas do filme.

Mas aí, já é assunto para um próximo vídeo.

Em resumo, a produção é responsável por concretizar as ideias e os criativos que estão no papel com o menor custo e tempo possível.

Nos próximos vídeos quero mostrar em maiores detalhes outras áreas da produção audiovisual como um todo.

Se gostaram, comentem, deem like e se inscrevam.

Eu fico por aqui.

E Corta. Temos.


 
 
 

Comments


bottom of page